A Mina é um espaço para  ser quem você quiser

Nascemos para que pudéssemos expressar quem realmente somos, fazer o que realmente amamos e permitir que as pessoas que nos seguem se sintam livres para fazer o mesmo! 

vivemos no país que mais mata mulheres trans no mundo

Nossa fundadora é uma mulher trans, a Duda. Entendendo a realidade do nosso país e reconhecendo o nosso privilégio, fazemos questão que a Mina seja uma marca de posicionamento, informação e reivindicação por direitos, representatividade e liberdade da comunidade LGBTQIA+ no Brasil. 

Dedicamos diversos pontos da nossa marca para reforçar esta prioridade. O nome de nossos produtos é homenagem a mulheres trans históricas. Nossa produção de conteúdo no Instagram é também muito voltada para este assunto. Um dos nossos quadros queridos é o #minacall, no qual ligamos para pessoas ou familiares de pessoas trans que querem um amparo e aconselhamento da Duda. 

#translivesmatter

pride

mina desde sempre

A Mina é um lugar onde falamos muito sobre se valorizar, se autoconhecer e se orgulhar de ser mulher. Jamais negligenciaremos as dificuldades que vivemos, mas nos fortalecer é um dos caminhos para corrigir a desigualdade.

diversidade

#proudfeminist

Duda

As donas da Mina

Duda nasceu em 1967 em Santos, SP. Foi uma criança mais quietinha que se dedicou muito a tudo o que fez na vida. Cursou faculdade de engenharia e logo começou a trabalhar em empresas bastante reconhecidas em sua área. Casou-se, teve filhos e oportunidades profissionais incríveis, mas sempre teve algumas questões com seu corpo e com o reconhecimento do mesmo dentro de sua identidade. Foi com um pouco mais de idade que ela se entendeu como mulher trans e assim iniciou sua transição. Junto com isso, veio uma mudança profissional. Decidiu abraçar uma de suas paixões: a arte. Passou a estudar principalmente joalheria e desenvolvimento de caleidoscópios e conquistou um conhecimento bastante grande em ambas áreas. Hoje em dia ela é responsável pela criação das nossas jóias e caleidoscópios aqui na Mina e pela administração financeira da marca!

#autoconhecimento

Helena nasceu em 1999 em São Paulo e é filha da Duda S2. Ela sempre teve uma educação de ótima qualidade e sempre se interessou muito por design e moda. Ao longo da vida foi formando um lado social muito forte, principalmente por conta de seu irmão, Rafael, que tem Síndrome de Down! Esse seu interesse e vontade de mudar o mundo esteve sempre presente e foi muito decisivo na hora de escolher sua faculdade. Por isso ela decidiu estudar comunicação social na ESPM. Sabendo que as grandes empresas hoje em dia tem um poder de mudança social intenso, ela sempre soube que é com isso que gostaria de trabalhar! Em 2018 conversou com a Duda e entendeu sobre toda a sua condição como mulher trans, o que adicionou ainda mais vontade e deu ainda mais coragem para que ela seguisse esse sonho! Com isso  e alguns cursos de empreendedorismo feitos, ela decidiu apostar na Mina! Hoje em dia ela é responsável por todo o marketing, experência de compra, redes sociais e estamparia da marca!

helena

IMG_5120-17.JPG

por que mina?

O nosso nome surgiu naturalmente, em uma conversa leve e sem cobranças.


Mina tem tudo a ver com a gente: é a fonte de grande parte das nossas matérias primas,
a cerâmica, o cobre, os cristais... Além disso é o jeito que chamamos hoje em dia mulheres que estão próximas de nós! De um jeito empoderado, descontraído, quase como se estivéssemos nos referindo a uma irmã.


Mina, como nome próprio, significa ainda amor, proteção, coragem e decisão. Coisas que nos definem e guiam de forma muito intensa o que a nossa marca representa.


A Mina nasceu esperançosa, cheia de sonhos para o futuro e com muita vontade de trabalhar bastante pra conquistar tudo isso. Fomos criadas com o objetivo de usar do nosso privilégio para espalhar informações, histórias, opiniões e fatos que nos situam neste grande e assustador mundo.

Nascemos Mina e pra sempre seremos assim

3 pilares de produto

joalheria

As joias da Mina são pintadas com fogo! Usamos um maçarico para oxidar intencionalmente o cobre, nossa matéria prima, e assim criar cores e padronagens únicas e muito especiais! Fazemos também uso de pedras preciosas muito bem selecionadas colocadas manualmente nas peças!

caleidoscópios

Os caleidoscópios da Mina são construídos manualmente pela Duda! Temos dois modelos: um de cobre, cerâmica e pedras preciosas e o outro de materiais recicláveis! Ambos formam mandalas maravilhosas que nunca se repetem!

estamparia

As estampas da Mina são criadas do 0 a partir da fotografia das mandalas dos nossos caleidoscópios! Com base nessas imagens, criamos padronagens e editamos as cores para que a gente possa obter uma estampa linda para projetos de moda e decoração!

#handmade