• MinaArt

Autoestima, empoderamento feminino e investimentos!

Você já pensou na relação que existe entre sua autoestima e sua vida financeira?! Existem muitas, e é sobre isso que falaremos hoje!

Você já pensou na relação que existe entre investir e cuidar da sua autoestima? Buscar a independência financeira é extremamente importante no processo de empoderamento das mulheres! Sandra Blanco, consultora de investimentos da Orama e autora do livro “Mulher Inteligente valoriza o Dinheiro, Pensa no Futuro e Investe”, conta sua opinião sobre o assunto: “A mulher que controla suas finanças tem poder de escolha e poder de decisão de sua vida. Sem recursos e com contas sob controle, a mulher vai sempre depender de alguém”. Um estudo da Organização Mundial do Trabalho aponta que 80% das mulheres se consideram apenas iniciantes quando se trata de investimentos, enquanto quando falamos de homens esse número passa para 50%. Segundo Camile Gaines, Coach financeira e responsável pelo site “Financial Woman”, um dos maiores obstáculos para as finanças femininas é o fato de as mulheres evitam falar de dinheiro, por insegurança ou até medo de serem julgadas, e não avançam no conhecimento sobre o assunto. Camille ainda afirma que “A educação financeira é o que reduz riscos, a informação torna as mulheres mais confiantes e aumenta a chance de que o dinheiro dure mais. O conhecimento é uma forma de empoderamento. Sem dinheiro, não podem escolher”. Separamos aqui alguns motivos pelos quais aprender sobre investimentos e cuidar de sua vida financeira pode impactar na sua autoestima!


  • Autocuidado: Investir é cuidar do seu próprio futuro. Sempre que você guarda um dinheiro para si, a mensagem que está sendo enviada para seu cérebro é de que você se importa consigo e cuida de seu futuro!

  • Quebrar paradigmas e estereótipos: Quando falamos de dinheiro e mulheres, muitos estereótipos surgem. A idéia de que mulheres gastam muito, ou de que são interesseiras. Acredito que quebramos tais paradigmas provando o contrário, principalmente para nós mesmas, pois muitas vezes isso se torna uma crença limitante na vida das mulheres!

  • Independência: Independência financeira pode ser um fator extremamente importante para ajudar as mulheres no processo de se libertar de algumas relações tóxicas, como sair de um emprego em que sofre algum tipo de assédio, um relacionamento abusivo ou até uma situação familiar que esteja prejudicando sua saúde mental. Há estudos que mostram que muitas mulheres se mantém em relações abusivas por medo de não terem recursos financeiros para sustentarem a si e a seus filhos caso se separem. Por muito tempo as mulheres foram condicionadas a se dedicarem apenas aos afazeres domésticos, impedindo que tivessem uma fonte de renda. Além disso, segundo o IGBE, as mulheres recebem cerca de 30% a menos do que os homens, oque faz com que seja ainda mais importante que mantenham as finanças organizadas e se planejem futuramente.

  • Realização de sonhos: Ter uma vida financeira organizada pode significar poder realizar seus sonhos e comprar coisas para você e pessoas queridas! Além disso, a oportunidade de viver novas experiências que podem te trazer muito autoconhecimento, como viagens!


  • Saúde mental: Ter as finanças desorganizadas pode trazer preocupação e estresse! Um planejamento claro e saber que sua vida financeira está em dia vai te dar tempo para se preocupar com coisas mais importantes, como sua saúde mental e autoestima!

  • É um ciclo: cuidar da suas finanças vai ajudar na sua autoestima e cuidar da sua autoestima vai ajudar na sua vida financeira! Isso porque você, se sua autoestima estiver boa, provavelmente você vai gastar menos dinheiro com coisas na tentativa de tentar suprir uma carência emocional!

  • Conhecimento: Uma das coisas mais empoderadoras é o conhecimento. Aprender sobre investimentos, poder conversar com segurança sobre isso com outras pessoas e se sentir que você entende bem sobre um assunto, é uma forma íncrivel de aumentar a sua confiança e se sentir um mulherão!

Escrito por: Júlia Abi-Sâmara