• MinaArt

Fases do ciclo menstrual

Atualizado: 10 de Jul de 2020

Menstruar não é só sofrimento!


Já pensou que observar as fases do seu ciclo pode ser uma ferramenta incrível de autoconhecimento?

Quem menstrua sabe o quanto pode ser desconfortável esse período do mês. Entretanto, lutar contra esse sentimentos talvez não seja a melhor forma de lidar com algo que vai fazer parte de grande parte de sua vida! Cada vez mais tem se falado em formas de conhecer a potencialidade de cada fase do ciclo menstrual, respeitando as características de cada uma e, na medida do possível, usando-as a seu favor! É sobre isso que falaremos aqui hoje!

Cada fase tem características diferentes, que afetam a forma com que nos sentimos por diversos motivos como, por exemplo, os hormonais! É Nosso ciclo pode ser dividido em 4 partes, de forma simplificada: fase menstrual, pré ovulatória, ovulatória e a menstrual, que se repetem a cada, aproximadamente, 28 dias!


Fase menstrual:

Marca o início do ciclo menstrual, em que ocorre a descamação do tecido uterino (endométrio) e a saída do sangue através da vagina. Esta fase dura em torno de 4 a 5 dias, e nela os níveis de estrogênio e progesterona estão baixos. Quando o estrogênio cai, as quantidades de neurotransmissores como encefalinas, serotonina e endorfinas também diminuem, alguns dos responsáveis pelos nossos sentimentos de bem estar! Além disso, também diminui o estradiol, um hormônio que influencia o apetite sexual, e o baixo nível de progesterona pode causar um aumento da irritabilidade.

Dicas: Nessa fase, é comum se sentir mais introspectiva e sensível, e é importante respeitar seu corpo e não se cobrar para ser super produtiva ou tão sociável. Escrever, ouvir música, descansar e realizar tarefas mais leves e introspectivas é o recomendado! Caso seja possível, evitar locais de muita movimentação e barulho pois seus sentidos podem estar mais aguçados, causando certo desconforto! Atividades que exijam sua observação e reflexão também podem ser uma maneira interessante de explorar o potencial deste momento!


Fase pré-ovulatória:

Nessa fase, o cérebro envia sinais para os ovários para começar a preparar o óvulo, enquanto o tecido uterino (endométrio) está se reconstruindo após a descamação na última menstruação e o nível de estrogênio aumentando. Ao espessar o endométrio, o útero está se preparando para uma possível fecundação do óvulo, como se estivesse preparando o ambiente para a chegada de uma nova vida.

Dicas: É uma fase de muita energia e disposição, perfeita para resolver questões mais objetivas, criar novos hábitos, fazer atividades físicas, cuidar das suas finanças e marcar reuniões em que precise ser mais racional! Você pode se sentir mais enérgica, sociável e com um apetite sexual maior! É perfeita para iniciar um novo projeto e tirar as ideias do papel!


Fase ovulatória:

Ocorre a liberação do óvulo no ovário, que vai marcando a metade do ciclo. O óvulo poderá ser fertilizado por um espermatozóide em um período de 12 a 36 horas, levando à gravidez caso aconteça a fecundação ou à menstruação caso essa não ocorra. Essa é a fase em que as mulheres se encontram mais férteis, e por isso é importante prestar ainda mais atenção aos métodos contraceptivos, caso não queiram uma gravidez!

Dicas: Nessa fase você pode se sentir muito sociável, produtiva, criativa, comunicativa e sensual (seu corpo está liberando hormônios indicando que está no período fértil)! É comum que muitas meninas sintam sua autoestima aumentar nesse período! É interessante marcar reuniões e eventos em que você precise estar confiante e comunicativa!


Fase pré-menstrual:

É a última fase do ciclo, que antecede a menstruação, caso o óvulo não seja fecundado. O corpo está se preparando para uma possível gravidez e o tecido uterino produzindo substâncias químicas para suportar isso! Nessa fase, o estrogênio e a progesterona diminuem, podendo causar sintomas como tristeza, irritabilidade,ansiedade, dificuldade de concentração, dores no corpo, cólica, dificuldade de dormir, entre outras.

Dicas: essa é a famosa TPM! Você pode se sentir mais reclusa e introvertida, respeite seu corpo e seus hormônios! Tente realizar atividades que exijam mais da sua capacidade de observação e reflexão! Não se cobre para ser tão comunicativa e produtiva quanto esteve no período anterior, observe seus sentimentos, respeite eles e reflita de onde surgiram!


Escrito por: Júlia Abi-Sâmara

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo